Como adotar um filhote de cachorro

27 jul

Bom dia Pessoal,

Dano sequencia aos nossos posts sobre como escolher o melhor cãozinho para você, hoje vamos falar um pouco sobre a adoção de filhotes. A maioria das pessoas pensa que iniciar com um filhote é a melhor opção, mas não é necessariamente assim. Cuidar de um filhote é um trabalho intensivo e pode durar pelo menos três anos para que ele esteja totalmente desenvolvido. Você tem crianças ou trabalha em tempo integral? Se for o caso, um cachorro adulto é a melhor idéia. Como você pode ver, a melhor maneira para que você e seu cachorro comecem bem é combinar o cachorro e as necessidades de vida dele com você e o seu estilo de vida.

Nem todo filhote é exatamente igual. Eles podem parecer idênticos, mas saiba que eles têm suas próprias personalidades. Mesmo que uma determinada ninhada seja conhecida por determinado tipo de temperamento, mas isso é somente um traço geral. Cada filhote irá desenvolver-se de acordo com sua própria personalidade, que também será afetada pela forma como ele será criado e de como são os seus pais. Em outras palavras, você não pode julgá-lo pela aparência, ou seja, somente por sua ninhada ou aspecto. Se esse fosse o caso, você solicitaria o cachorro ideal por e-mail. Em vez disso, você precisa usar sua cabeça – e seu coração – para ter certeza de que o cachorro que você irá levar para casa é uma boa combinação. O treinamento de um filhote não é diversão e deverá fazer uso de todas as precauções possíveis.

Provavelmente seja uma boa idéia começar a procurar filhotes algumas semanas antes de estar pronto para levá-lo para casa. Lembre que essa será uma relação a longo prazo (de acordo com o tempo de vida do cachorro). Se você encontrar o filhote perfeito na primeira tentativa, será ótimo; no entanto, a maioria das pessoas enfrenta frustrações até encontrar o seu cachorro “encantado”. Não deixe que a paixão cega decida por você: observe-o quanto a sinais de problemas físicos. Um atestado recente de saúde é um bom início se deseja ter certeza de que o seu novo amigo ficará com você por um longo período de tempo. Aqui estão algumas dicas sobre o que você deve observar:

– os olhos e o fucinho devem estar limpos e transparentes, e não vermelhos ou lacrimejantes;

– o pêlo do filhote deve estar limpo e brilhante;

– verifique o estômago do filhote. Todos os filhotes tendem a ter o estômago um pouco inchado quando estão com ele cheio, mas um filhote com um estômago visivelmente inchado tem uma grande chance de abrigar vermes;

– verifique se ele apresenta secreção no ânus e tosse e espirro crônicos.

Se você for sensível, provavelmente irá levar o filhote, mesmo com todas as fragilidades. Mas saiba que um filhote doente tem mais probabilidade de apresentar doenças importantes quando adulto; portanto, as despesas com veterinário podem aumentar rapidamente. Se não tiver certeza de que pode arcar com essas despesas para um cão mais necessitado, não o faça. Há muitos cães saudáveis no mundo do que lares para eles, então você estará fazendo qualquer filhote feliz ao adotá-lo.

Avaliar a personalidade de um filhote demonstra bom senso acima de tudo. Há uma boa chance de que um filhote perspicaz e amigável será um cachorro inteligente e amigo, e de que um filhote tímido continuará sendo tímido. Se você comprá-lo de um criador, terá o direito de esperar que os filhotes sejam bem socializados e até mesmo acostumados com crianças, outros filhotes da casa e visitantes. A quantidade certa de carinho, exposição a uma variedade de sons e cheiros e a experiência de vida com humanos representam um longo caminho para que o filhote se torne um animal de companhia amigo e bem adaptado.

Isso significa que a sua melhor aposta em um cão de raça pura será aquele de um criador, criado em meio a tudo: crianças, aspiradores de pó, campainhas e a barulhos de panela na cozinha. Mantenha-se longe de criadores que criam seus cachorros em lugares fechados e isolados, que produzem dúzias de filhotes a cada ano, os quais podem ir diretamente de uma gaiola para outra em uma loja. Em geral, os filhotes criados em gaiolas não têm contato suficiente ou exposição a novas situações, bem como costumam comer, dormir e fazer suas necessidades na mesma área diminuta, o que vai contra os seus instintos. O resultado pode ser um cachorro tímido, medroso ou não socializável.

Um filhote que esteja bem socializado irá brincar feliz com outros filhotes, mas terá o mesmo prazer em subir na sua perna para receber carinho e aconchego. Assim que ele fizer isso, tente virá-lo e deitá-lo como se fosse um bebê. Se ele lutar contra, você saberá que ele é um dos filhotes dominantes da ninhada (a postura do ventre para cima é um gesto de submissão) ou que ele é menos confiável que os outros. Se ele não se importar de ser virado de barriga para cima, faça carinho nele. Se ele continuar não reclamando, você provavelmente terá mais problemas para convencê-lo de que você precisa parar.

O segredo é procurar um filhote que esteja interessado em você, bem como um em que você esteja interessado. E verifique mais de uma vez. Os cachorros podem alterar seu humor da mesma forma que os humanos; portanto, não deixe que as primeiras impressões influenciem a sua decisão; volte uma ou mais vezes (de preferência, em diferentes horários do dia) e verifique se os filhotes reagem da mesma forma.

Talvez adotar um cachorro adulto seja a melhor opção para você. No próximo post iremos tratar dos prós e contras de adotar um adulto.

9 Respostas to “Como adotar um filhote de cachorro”

  1. Monike agosto 28, 2011 às 6:15 pm #

    isso é muito legal e eu apoio só não adoto um filhote por que minha mãe não tá querendo nem meu cachorro

    • carla agosto 28, 2011 às 6:17 pm #

      kkkkkkkkkkkkkkkkk seu cachorro deve ser um danado(a)

      • Mima Pet agosto 29, 2011 às 12:07 pm #

        Sim! Ele é bastante arteiro! rsrsr
        E você tem um cachorro Carla?

    • Mima Pet agosto 29, 2011 às 12:05 pm #

      Que pena Monike! Cachorros são tão lindos!

  2. Lucas maio 28, 2012 às 8:55 pm #

    quero um cachorro desse onde eu posso achar um?

    • Mima Pet maio 29, 2012 às 12:07 pm #

      Bom dia Lucas,
      Você pode entrar em contato com instituições que fazem adoção de cachorro e pesquisar quais cachorros eles tem. Este ai é um filhote de beagle.

  3. Gabriel maio 28, 2012 às 8:57 pm #

    onde eu posso achar um cachoro iglau a ele ?

    • Mima Pet maio 29, 2012 às 12:06 pm #

      Bom dia Gabriel,
      Você pode entrar em contato com instituições que fazem adoção de cachorro e pesquisar quais cachorros eles tem. Este ai é um filhote de beagle.

  4. natália maria de melo oliveira setembro 3, 2012 às 8:01 pm #

    eu queria um chiuaua macho beje e branco pra fazer compania pra o meu cachorro puldol ele anda anda muito triste desde quando o outro cachorro morreu!!!eu gosto tanto de animais que um dia que eu ia na pirua pra escola o homem da pirua ia atropelar um cachorro dai eu virei o volante da pirua pra salvar o pobre cachorro,ele reclamou comigo mais eu fiquei feliz por não atropelar o pobre cachorro indefezo!!!eu tenho 10 anos!!obrigado(a) pela sua atenção!!!

Deixe um comentário